sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fantom G Patch Archive

Já foi perguntado várias vezes no fórum CifraClub sobre o site de compartilhamento de sons para o Fantom G, o Fantom G Patch Archive. O endereço é: http://fantomg.navarin.de/

Até hoje nunca vi algo que fosse ótimo, tudo precisa de um pouco de edição, mas pra quando a gente está começando, pode ser um bom caminho para ter sons diferentes. Mas, pra variar, falta a informação de como passar esses sons para dentro do teclado.

Bem simplificadamente, pode-se conseguir carregar os sons da seguinte maneira:
  • Escolha o som que te agrada (alguns deles possuem demonstração) e salve-o em alguma pasta do computador. Os arquivos estão no formato MID, o que pode parecer estranho, mas é exatamente isso, não são samples novos, mas sim da memória interna do Fantom G.
  • Execute o programa Fantom G Editor, conectando o Fantom ao computador através de um cabo USB, conforme descrito no manual.
  • Para carregar o som no Fantom, certifique-se de que ele está no modo ideal para aquele som salvo (a maioria deles são patch's únicos, estando no modo Single, mas alguns estão no modo Live).
  • Em seguida, no Fantom G Editor, vá em File > IMPORT SMF , e escolha o arquivo MID salvo no seu computador.
  • O som já é transmitido para o Fantom, e você já pode escuta-lo.
  • Se agradou, basta salva-lo, clicando em WRITE (cuidado para não salvar sobre algum som criado por você mesmo!).

Espero que tenha sido tranquilo fazer isso depois de ler esse passo a passo.
Se alguém tiver algum patch legal e quiser disponibilizar lá no site também é bem tranquilo! Basta escolher o patch (com o Fantom conectado ao computador e com o Fantom G Editor aberto) e no editor clicar File > EXPORT SMF e escolher se é Studio Set, Live Set, etc.

Igor Cristo

Um comentário:

  1. Olá Igor. Valeu a dica. A MIUTO tempo estava procurando uma forma de fazer carregar novos sons e até gostaria de pergutar sobre ritmos, se existe algum site onde se possa baixar ritmos com Jazz. Sou um usuário médio patra baixo e tenho muito pouico tempo para me dedicar a programação (sei que preciso ...) assim baixar uns sets de ritmos de jazz e BW ajudaria pelo menos na diversão rápida até pegar o jeito da máquina...

    ResponderExcluir