quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como criar seu MULTISAMPLE

Primeiramente, obrigado por visitar o blog. Estava meio enrolado pra sair, mas acabamos conseguindo. Tudo começou com a idéia de Levy Carvalho, que, conversando comigo (Igor Cristo) no MSN deu a idéia de criar um blog especialmente dedicado ao Fantom G, já que o conteúdo em português para ele é muito escasso e também porque a própria Roland do Brasil muitas vezes não sabe responder. A partir da iniciativa dele, que criou o blog, e-mail para ser usado com o blog e outras coisas mais, decidi ajudar com a parte de design do site, para não ficar com aquele visual "porquinho", e ajudar também com a parte de tutoriais, já que tenho o meu a um bom tempo e já aprendi muita coisa nesse quase 1 ano e meio com ele. Mas, chega de contar a história de como surgiu o blog, vamos partir pro primeiro tutorial!

Esta é a primeira postagem no blog e espero que seja útil para os usuários. Muitas vezes esses tutoriais já existem, mas geralmente em inglês, o que pode ser complicado para alguns.
Como primeiro post, achei interessante colocar algo de grande utilidade para todos, mas que não há sequer uma citação em todo o manual: como criar seu MULTISAMPLE.

1º Obter samples do instrumento
  • O indicado é que se obtenha samples de todo o teclado, executadas nas mesmas velocidades (com isso entende-se força exercida ao tocar). Quanto maior o número de amostras, mais próximo do original ficará o som, mesmo que consuma mais memória RAM. A fim de exemplo, pegaremos 5 amostras, das teclas C1, C2, C3, C4 e C5 (se for seguir o passo a passo, aconselho que o som de escolha seja algum lead)
  • O método mais comum de se obter samples é através do próprio computador, já usando o sample pronto, o que é muito mais simples do que samplear você mesmo. Pode-se também samplear outro teclado diretamente dentro do Fantom G, o que é muito mais trabalhoso e com um resultado dependente da capacidade do tecladista em samplear. Deve-se lembrar que as samples que podem ser carregadas no Fantom G devem estar no formato WAV ou AIFF de 16 bits e 44100 Hz (quando se retirar as samples do computador).

2º Importar samples para o Fantom-G
  • Após nomear e gravar os samples, copie os samples em uma memória USB, na pasta IMPORT (sem usar nenhuma subpasta, os samples devem ser colocados na pasta IMPORT diretamente). Conecte a memória USB no Fantom G.
  • Para importar os samples, basta apertar MENU > IMPORT AUDIO > USB MEMORY. Selecione os samples que deseja importar e confirme a operação.

3º Criando um multisample com os samples importados
OBS.: Só tem como criar o multisample quem tem o sistema atualizado para 1.10 ou superior.
  • Primeiro selecione, no modo Single, o patch de usuário (USER) onde deseja criar o instrumento.
  • Pressione o botão PATCH (do lado esquerdo do visor) duas vezes para começar a edição (Pro Edit).
  • Selecione um dos tons (por exemplo, Tone 1) e deixe os outros desativados. (No tone select, deixe em vermelho somente o tom desejado)
  • Selecione o Wave Group, e selecione MSAM (Multisample)
  • No wave number, selecione o número do multisample que deseja usar (por exemplo o 1).
  • Pressione F4 (Util Menu) e escolha Multisample Edit.

4º Assinalar samples no multisample
Nesse momento você colocará o sample em cada tecla.
  • Quando se copia os samples, deve-se editar qual a nota padrão de cada uma delas. Por exemplo, se a nota escutada de um sample é o D3, deve-se assinalar dentro do Fantom G que a Original Key é o D3. Isso é importante para que, caso se use por exemplo um sample de C1 na nota A0, o A0 não tenha um som de C1, e o C1 não tenha som de D#1.
  • Depois de assinalar corretamente qual a Original Key de cada sample, pode-se começar a colocar o sample em toda extensão do teclado. Existe duas maneiras de fazê-lo: a seria clicando nas teclas e ir assinalando um sample para cada tecla (uma para C1, outra para D1, e assim sucessivamente), que seria a maneira ideal de se samplear um piano por exemplo; a seria segurando duas notas (por exemplo C1 e B1) e assinalar um sample apenas para esse intervalo (nesse caso o próprio teclado simula a afinação das outras notas distorcendo a sample original), que funciona relativamente bem quando se "sampleia" um synth lead por exemplo. Essa é a parte enjoada e braçal de se samplear em qualquer teclado ou programa de computador.
  • Terminando a parte mais trabalhosa, basta apenas salvar o patch, pressionando o botão WRITE.

5º Edição dos demais parâmetros
  • Depois de pronto o multisample você pode voltar ao modo de edição do patch, pressionando o botão patch uma vez (no caso de edição de TVF, TVA, LFO) ou pode ainda entrar no Pro Edit (pressinar botão PATCH duas vezes) e editar outros parâmetros ou até mesmo criar outros layers de velocidade (entenda como força de pressão exercida ao tocar) com outros samples.
  • Se necessário editar os samples, como ponto de loop e etc. basta ir na edição do sample, clicando no botão SAMPLE, localizado no lado direito do visor. Isso pode ser bastante trabalhoso no Fantom G, por isso aconselho o uso de mouse ou então já mandar os arquivos editados.
  • Quando estiver satisfeito com o resultado (se é que precisou de editar esses outros parâmetros) pressione WRITE novamente para salvar as alterações feitas no patch.

Pronto! Você agora já sabe como fazer um multisample no Fantom G. Novamente, espero que tenha este tutorial tenha sido útil para todos!!

Igor Cristo

11 comentários:

  1. Muito, Muito didático!! Precisamos divulgar esse material, pois ficou excelente!

    ResponderExcluir
  2. Igor, primeiramente quero agradecer pela iniciativa de vc ter criado este Blog, tá muito show, consegui criar várias coisas no Fantom G graças as tuas postagens. Keep on it, nós usuários precisamos muito desta ajuda.
    Se eu tiver alguma coisa que seja útil ao Blog eu posto. Valeu!!!!!!
    Abraço,

    Paulo Adamo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom amigos peguei o meu esses dias e ainda estou meio perdido, parabens esse blog esta excelente!!
    Realmnte isso é um material que a propria roland deveria ter, inclusive estou para ir na roland na teodoro sampaio pegar alguma dica com o Leandro (consultor oficial) vou comentar sobre voces pra ele, isso é extremamente util.
    Abração e muito obrigado pela boa vontade e dedicação voces são os caras!!!!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA TENHO UM FANTOM G 7 E ESTOU TENDO MUITA DIFICULDADE EM MANOSEA LO COMO POR EX GRAVAR UM INSTRUMENTO AO VIVO USANDO OSEQUENCIADOR DO FANTOM G VOCES PODEM ME AJUDAR ? MEU EMAIL E wagner.decarvalho@uol.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  5. muito legal a iniciativa parabens!!

    Hudson Fernandes

    ResponderExcluir
  6. irmão, muito bom parabéns pela ajuda aos usuários roland.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo bom dia, estou tendo dificuldades para criar um multsamper de metais com falls, o problema e que não sei como deixar os falls somente na ultima sensibilidade da tecla ou seja só quero que eles sejam tocadas ( os falls) quando eu bater forte na tecla.

    ResponderExcluir
  8. comprei um fanton g 7 quero aprender como faz para soltar um arquivo wave nos pads.... qual procedimento correto?

    ResponderExcluir
  9. coloco os arquivos em formato wave no pendrive mais nao consigo achar pra onde eles estão....

    ResponderExcluir