sábado, 20 de março de 2010

Salvando seu trabalho no Fantom-G

Dentro do Fantom-G existe uma grande quantidade de informações salvas, desde waveforms de fábrica até as músicas e patches que criamos.

Como os materiais são usados de diferentes maneiras, o Fantom-G utiliza três diferentes tipos de memória, cada uma com sua vantagem, sendo elas:

  • ROM
  • RAM
  • Flash

Cada uma delas será descrita a seguir.

ROM
"ROM" é um acronimo para "Read-Only Memory" (Memória apenas para leitura). É chamada de read-only porque podemos apenas "ler" o seu conteúdo, sem modificá-lo.
É na ROM que o Fantom-G armazena coisas como:
  • PCM waveforms - Os samples de fábrica que compõem os patches e rhythm sets de fábrica.
  • presets - Os patches, rhythm sets, live set e studio sets presetados de fábrica.

RAM
"RAM" significa "Random Access Memory" e é uma memória de alta velocidade. Por esse motivo é local ideal para guardar as coisas com a qual trabalhamos ou na qual trabalhamos.
Quando tocamos, sequenciamos, gravamos, sampleamos ou editamos quase qualquer coisa no Fantom-G, usamos a RAM, para que possamos ter o resultado imediato em resposta a uma modificação feita.
Embora a memória RAM seja ótima para trabalho, ela é temporária, ou seja, cada vez que o Fantom-G é desligado, sua RAM é limpa de todos os conteúdos. Como resultado, você não pode realmente armazenar nada nela.
A maior parte das atividades do Fantom-G são realizadas na RAM de uso geral, denominada "work RAM". Para samples, existe sua própria RAM de 32 MB que pode ser expandida (com até mais 1 GB) que é denominada "sample RAM".

O que vai na "Work RAM"
Com excessão dos samples, quase tudo que você seleciona, toca, sequencia, grava e edita no Fantom-G está na work RAM enquanto você o está utilizando.

  • selecionando - patches, rhythm sets, ample sets, live sets, studio sets, phrases e songs, eles são instantâneamente carregados na work RAM.
  • editando - todos os itens acima, além de estilo de arpegios, chord memory e muitas outras coisas, também se usa work RAM.
  • sequenciando e gravando - MIDI ou audio tracks para uma música, a memória utilizada é work RAM.

A Work RAM tem uma área pré-definida para cada item que ela armazena. Temos todo o espaço necessário para trabalhar com praticamente tudo que precisamos dentro do Fantom-G.


O que vai na "Sample RAM"
Essa RAM trabalha com os samples. Na verdade, um sample deve estar na sample RAM para que possa ser tocado ou editado.
Todas as novas samples vão diretamente para a sample RAM quando são gravadas pela primeira vez. Quando gravamos uma audio track, a sample relacionada a ela vai direto para a sample RAM.
Podemos também carregar samples manualmente para a sample RAM através de uma memória USB (pen drive).
Essa memória, é a que podemos expandir para até 1 GB e que gera dúvida em muita gente. A verdade é que essa memória é necessária para que o Fantom-G trabalhe com samples maiores, não sendo necessáriamente onde o Fantom-G salva o arquivo .wav dos samples. Essa memória funciona gerenciando os samples que estão sendo utilizados. Para salvar um sample, devemos utilizar um tipo de memória Flash (explicado a seguir).

Flash
A memória Flash é a que tem a forma de trabalho mais lenta entre as três, não sendo instantânea como a RAM, mas é permanente. É nessa memória que efetivamente salvamos nosso trabalho, e não simplesmente criamos temporariamente como na RAM. Independente de o que fazemos, todo o trabalho no Fantom-G será guardado em uma memória flash.
Existem dois tipos de memória flash que podem ser usados com o Fantom-G. São eles:

  • internal memory - É a memória interna do Fantom-G, com 51.2 MB para armazenamento.
  • USB memory - É a memória USB (pen drive) que pode ser acoplada no painel traseiro do Fantom-G.

Agora que expliquei um pouco sobre cada tipo de memória, vou fazer uma síntese de como se usar o Fantom-G para que possamos salvar grandes arquivos, como wav's de músicas feitas no sequenciador do Fantom-G.

Muitos têm dúvida sobre como salvar grandes samples no Fantom-G e muitos reclamam da mensagem de "Memory Full".
O que acontece é que ao samplearmos alguma coisa muito grande, como algo de 5 minutos, acabamos gerando um arquivo .wav de cerca de 50 MB (geralmente para cada 1 min de wav gravada com o Fantom-G em stereo, usamos 10 MB de dados) que, embora possa ser lido pela memória RAM, não pode ser salvo nela. O problema é que para salvar esse arquivo precisamos de um pen drive, porque o "HD interno" do teclado (flash memory) é de apenas 51.2 MB, sendo que parte dele já é utilizada para guardar algumas coisas, como o sistema do Fantom-G. Por isso, quando fazemos o skipback sampling de uma música, conseguimos escutar e editar enquanto não desligarmos o aparelho. Quando tentamos fazer um "write" desse sample recebemos a mensagem de "memory full". O motivo é que muitas vezes o arquivo simplesmente não cabe no hd interno do Fantom-G. Então para que essa mensagem não apareça, basta salvarmos o projeto em um pen drive e utilizarmos ele como nossa memória flash!

Espero que esse problema tenha sido simplificado depois de toda a explicação. Qualquer sugestão, estamos no fórum!! Lembrando que agora vou ver se começo a colocar dicas aqui, com textos menores. Esses tutoriais eu só volto a fazer quando pedirem alguma coisa mais específica.

Igor Cristo

6 comentários:

  1. Ola! Gostaria de agradecer pelo tuto, foi de grande ajuda para mim, mas mesmo assim, depois de eu ter lido, continuo tendo problema com o memory full...

    Mesmo tendo um pen drive de 2GB, quando vou salvar meu projeto nele, ele acusa q a memoria esta cheia...

    O que sera q posso fazer para poder gravar? Comprei meu fantom em maio, e ate hoje nao consegui gravar nada...

    ResponderExcluir
  2. Caro Igor!
    Gostei de todo o seu tutorial, mas permaneço com dúvidas. Parece-me que há um defeito no projeto. Bastaria simplesmente salvar da memória RAM para a flash, mas essa opção não existe. O sistema sempre tenta gravar no HD interno, aliás, muito pequeno pra uma máquina como o Fantom-G8. Creio haja alguns defeitos de projeto, talvez solucionáveis pela Roland, que na verdade nunca se mostra de boa vontade para com o consumidor. Nâo deveria ser necessário sempre ir criando novos e novos projetos cada vez que criamos nova SONG. Tenho 1 Gb de RAM, posso gerar muita coisa, mas não posso simplesmente gravá-las direto no pen drive. Ou então existe a forma e ainda não consegui solucionar e pelo visto ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também passo pelo mesmo problema aqui comigo... você conseguiu resolver?

      Excluir
  3. amigo voce pode me falar que tipo pen driver serve no fanton g6 e sua especificaçães e tambem cartão memoria para transferir sample direto nele.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Amigo, como salvo arquivos de texto, como por exemplo as letras com cifras das musicas que vou tocar na memoria interna do fantom g,

    ResponderExcluir
  5. Ai Galera,

    Quero muito a vossa ajuda.
    Tenho um FANTOM G8 e BOSS GT10, quero fazer gravações de guitarra no G8 atravez da saida MIDI out da Boss. So que não tenho retorno.

    Alguem me ajuda?
    Obrigado

    ResponderExcluir